Layout do blog

O que é o PIX? Confira as perguntas mais comuns respondidas aqui.

Diogo Carvalho • 25 de setembro de 2020

PIX é o novo meio de pagamentos anunciado pelo Banco Central (Bacen) no início desse ano, e será uma alternativa aos já conhecidos DOC/TED. Desde 2018 o Bacen vem organizando fóruns e grupos de trabalho para idealizar e desenvolver o novo meio de pagamento que começará a funcionar ainda este ano, a partir do dia 16 de novembro. Confira 9 perguntas e respostas sobre essa nova tecnologia.




Meu banco vai oferecer o PIX?

De acordo com o Bacen, apenas os bancos/fintechs com mais de 500 mil contas ativas são obrigados a oferecerem PIX. Consulte o seu banco para mais informações.



Como posso começar a utilizar?

Para começar utilizar é necessário fazer o cadastro das chaves junto aos bancos/fintechs que você possui conta. O cadastro oficial começa a partir do dia 5 de outubro, no entanto vários bancos já começaram o pré cadastro de seus clientes.


Atenção! Já se tem notícias de golpes utilizando como pretexto o pré cadastro no PIX. Para evitar transtornos procure por informações diretamente no internet banking ou aplicativo do seu banco. Nunca informe via email, SMS ou ligação dados como número do cartão de crédito, CVV e/ou senha da conta bancária.



Quanto custará fazer um PIX?

Para pessoas físicas não deverá ter custo algum. No entanto o Bacen autorizou os bancos/fintechs a tarifar empresas, os valores que serão cobrados ainda não foram divulgados.



Existem limites de valores e horários de funcionamento?

Não. Você poderá enviar e receber qualquer valor, a qualquer dia do ano, inclusive feriados nacionais e finais de semana, 24 horas por dia.



E em quanto tempo recebo o dinheiro?

O PIX foi desenhado para operar em tempo real, você poderá transferir recursos de qualquer banco, para qualquer banco, de forma instantânea, como ocorre hoje com os bancos digitais.



O que são as chaves?

As chaves vão funcionar como apelidos que serão vinculados no momento do cadastro à sua conta bancária e somente uma chave poderá substituir todos os dados que utilizamos hoje (agência, conta, nome completo e CPF) para fazer uma transferência. As chaves podem ser seu CPF/CNPJ, número de telefone, email e/ou um número aleatório gerado pelo próprio sistema. Os usuários pessoa física poderão cadastrar até 5 chaves por conta bancária e os usuários pessoa jurídica até 20 chaves.



Como utilizar as chaves?

Quando for receber um PIX é só informar ao pagador a chave que você vinculou à conta que deseja receber a transação. Para quem tem mais de uma conta é recomendado que não vincule todas as chaves de fácil memorização(CPF, telefone, e-mai) a uma só conta. Ao cadastrar as 5 chaves em uma conta, todas elas farão referência a mesma conta. Não será possível utilizar a mesma chave em contas diferentes.



Além das chaves terei outra forma de identificar minha conta bancária?

O novo meio de pagamento também oferecerá suporte à tecnologias como “near-field communication” (NFC) e ao famoso QR Code, que poderá ser dinâmico com um QR Code por transação, com valores diferentes para cada um, ou estático, com um QR Code fixo para todas as transações. Essa integração promete abrir espaço para criação de soluções que vão facilitar e agilizar não somente as transações entre pessoas físicas como também a conciliação e a automação comercial.



Após o lançamento só poderei utilizar o PIX?

Não. Os antigos meios de pagamento continuam a valer, o PIX veio para ser uma alternativa mais rápida e menos limitada aos meios já existentes como DOC e TED, que hoje possuem limites de valores e horários para funcionar. 


Agora que você já conferiu as dúvidas mais comuns em relação ao PIX, nos conte o que você achou dessa novidade!

Compartilhe nas Redes Sociais

E-book colaborativo para ajudar o empresário no enfrentamento da crise e dicas de tendências para se
Por Criação Colaborativa 25 de maio de 2020
E-book colaborativo para ajudar o empresário no enfrentamento da crise e dicas de tendências para se preparar para a retomada, pós-crise.
Share by: